quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sophia Fernandes do RS, perfil sofhiaofdreams, vai responder por crime de racismo contra os nordestinos no Twitter



A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) pediu hoje ao Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) que a estudante Sophia Fernandes, acusada de postar no Twitter, no dia 9, mensagens contra os nordestinos, responda pelo crime de racismo. Segundo a OAB, as declarações violam o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

Entre as mensagens postadas pela estudante estão:


“o twitter ta virando vaso sanitário... muita merda twittando. (Oimacacos) - nordestinos-piauienses-cearenses...”;


“Tem que usar câmara de gás pra matar teu povo”; “O Nordestino é a própria sujeira”.


O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, destacou que o crime de racismo é inafiançável e prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. “Sophia que não conte com a impunidade para esse ato de desatino, próprio de pessoas ignorantes.”

Outro caso

- Mariano lembrou que, em novembro de 2010, a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo - uma das responsáveis pela onda de manifestações preconceituosas contra nordestinos surgida na internet após o anúncio da vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais -, responde hoje a uma ação penal pública na Justiça Federal de São Paulo, que está em fase de instrução. “Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado”, dizia a mensagem postada por Mayara Petruso no Twitter.

A OAB-PE ofereceu notícia-crime contra Mayara ao Ministério Público Federal de São Paulo, que a denunciou pelo crime de racismo.




9 comentários:

  1. filhinha de papai do caralho,não sou nordestino mais so deve as postagem desse piranha ja da um sentimento de revolta.......

    ResponderExcluir
  2. Nenhum ser humano pode julgar-se superior a outro por ter determinada cor de pele, religião, preferência política, opção sexual, ou no caso da Sophia Fernandes, por ter nascido em determinada região do país. Ela foi extremamente preconceituosa, racista, intolerante, 'mente fechada'. Este não é o primeiro caso de preconceito contra nordestinos em redes sociais. Essas pessoas que ofendem nada mais são do que desinformadas e ignorantes no sentido mais amplo da palavra. Existe uma grande diferença entre alguém expressar sua opinião e gostos sobre determinado assunto ou algo e ofender e insultar alguém ou um grupo apenas por não simpatizar-se por tal. Não conhece e não gosta. Puro preconceito. Há um ditado muito interessante que diz que "Nosso limite termina onde o do próximo começa" e é verdade. Vivemos em uma democracia, mas isso não significa que pode-se fazer qualquer coisa que se tenha vontade. Somos livres para fazermos o que quisermos, portanto que não invadamos o espaço do próximo ou o prejudiquemos. Um dos grandes problemas é que muitas vezes a justiça brasileira não é levada a sério. Essas pessoas acham apenas que terão suas redes sociais suspensas por determinado tempo e o assunto será esquecido. Isso faz com que os casos repitam-se constantemente. Tem que haver punição adequada e justa, não só para Sophia Fernandes, mas como para Mayara Petruso, Amanda Régis e tantos outros para que sirva de lição e exemplo para os que pensarem em cometer tal crime. Sim! Pode parecer uma coisa simples e boba, mas é um crime. Há quem diga que deve-se preocupar-se com os políticos corruptos, assassinos, assaltantes, mas tudo é uma reação em cadeia. Alguém que sofra de bullying hoje pode tornar-se agressivo no futuro. Sophia Fernandes é maior de idade e responde por seus atos. Ela deveria ter pensado nas consequências. Independente da região do Brasil em que nascemos, norte, nordeste, centro-oeste, sul ou sudeste, somos todos brasileiros e devemos nos orgulhar disso ao invés de valorizar apenas o que vem de fora. Temos um país com dificuldades, pobreza, mas um país rico em cultura, em beleza natural, belas praias, um povo acolhedor, simpático, batalhador que vive dia após dia apesar dos altos e baixos. Se não estamos satisfeitos com algo, devemos começar a mudança a partir de nós mesmos e não reclamar e acusar alguém. E principalmente, não deve-se julgar algo ou alguém se não tem embasamento para isso, se não conhece, não sabe sobre o assunto. Podemos falar do que sabemos, expressar opinião do que conhece-se. Se não for assim, é preconceito, um pré-julgamento, um conceito de algo antes de conhecer. Tenho certeza que não só eu, nem só os nordestinos, mas toda a população sensata, justa e que acredita no cumprimento das leis brasileiras aguarda a punição devida para Sophia Fernandes.

    Maria Luiza Paes Machado

    ResponderExcluir
  3. safada;;;;deveria morre quem fala isso,,,

    ResponderExcluir
  4. vem estuda em teresina sua piranha nas melhores escolas do brsil;;;;quem sabe vc seja alguma coisa na vida;;;;sua troxaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. se ela vagabunda vier aqui na paraíba ela vai morrer de tanto levar rola no cú

    ResponderExcluir
  6. Vagabunda desqualificada, ignorante, burra e imbecil. Nem vale à pena perder tempo que essa desqualificada.

    ResponderExcluir
  7. Vagabunda desqualificada, ignorante, burra e imbecil. Nem vale à pena perder tempo que essa desqualificada.

    ResponderExcluir
  8. A grande questão é: Será que se fará mesmo justiça contra esta moça?! Desculpem-me por ser um pouco "cético e desconfiado" quanto a isto; o que acho mesmo é que, mesmo tendo cometido tal barbaridade, a "moçinha não será punida com o devido rigor da lei". ...Até que me provem o contrário... me ponho como "tomé".

    ResponderExcluir
  9. você não deveria ter feito isso, todos nós somos seres humanos, somos todos iguais.. e infelizmente agora você sofrerá as consequências de algo que poderia ser evitado para o seu proprio bem moral.!
    Descriminação e preconceito nunca levaram pessoas de bem a bom lugares .! que Deus a abençõe e que você consiga enchergar seu erro, pois nunca é tarde para reconhecer... Deus nunca nos nega uma segunda chance.!

    ResponderExcluir