domingo, 18 de dezembro de 2011

Angela Zhang, a menina que descobriu a cura do cancêr


O que você estava fazendo quando tinha 17 anos? Jogando videogame? Matando aula? Fumando escondido? A menos que você tenha respondido “curando o câncer”. A garota da Califórnia – nos seus impressionantes 17 anos de idade – acaba de ganhar 100.000 dólares (cerca de 180 mil reais) no Grande Prêmio de Matemática, Ciência e Tecnologia do Concurso da Siemens com o projeto “Design da liberação de drogas guiada por imagem e controlada fototermicamente através de um nanosistema multifuntional para o tratamento de células-tronco cancerosas”.
É ainda mais impressionante quando você entende o que esse título realmente significa: basicamente, Angela criou uma nanopartícula que mata células cancerosas.
Ela disse que a partícula melhora os tratamentos atuais contra o câncer porque oferece uma maneira de entregar a droga diretamente nas células tumorais, sem afetar as células saudáveis ao redor delas. A partícula também é capaz de liberar uma droga quando ativada por um laser.
Sua criação está sendo anunciada como um “canivete suíço no tratamento do câncer”, porque tem muitos usos potenciais diferentes.
Como é frequentemente o caso com esses tipos de inovações, ainda está muitos anos longe de ser usada em pacientes reais, mas ainda é um grande feito, especialmente para uma adolescente.
A vitória de Angela não veio sem dedicação. Ela trabalhou nestas nanopartículas desde 2009 e passou mais de 1.000 horas no projeto. Sua pesquisa foi estimulada pela morte de seu avô e bisavô, ambos de câncer. Tudo o que a garota pudesse fazer para impedir a doença de matar mais pessoas, ela queria fazer. E parece que conseguiu.[Jezebel]

9 comentários:

  1. e bom que ela descobriu mas compram a ideia e nao liberam pq o mercado de remedios nao pode parar...

    ResponderExcluir
  2. ela deveria ter ganhado no minimo uns 50 milhões...

    ResponderExcluir
  3. Os descolados se preocupam em ser os fodões, já os nerd's se preocupam em salvar o mundo.Parabéns é pouco pra ela.

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe essa vida, perdi minha tia a 1 ano com câncer é a pior doença que já vi não desejo pra ninguém, essa menina na minha opinião criou a esperança pra muitas famílias outra vez.. Ela merece bem mais que apenas 100 Mil.. acho q merece ser respeitada e bem mais aplaudida!

    ResponderExcluir
  5. Vá em frente continue seus estudos Deus pode todas as coisas entrega nas mãos DELE que você vai vencer. Deus tem seus objetivos e propósitos não importa a pessoa que Ele escolha. Um abraço e patenteia logo essa obra.LOGO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Li o artigo... Será que vem para o Brasil???
    Será que a saúde publica vai deixar isso ir adiante???
    Sem doença a medicina vai fazer o que???
    Radio, Quimio... tudo é em função do dindin...

    ResponderExcluir