quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fotos do avião mais rápido do mundo hipersônico Falcon


A circunferência equatorial da Terra é de 40.075,017 quilómetros; a circunferência meridional (norte-sul) é cerca de 67 quilómetros menor. Como o Falcon Hypersonic Technology Vehicle 2 (Falcon HTV-2) está feito para voar a um máximo de 21 mil quilometros por hora, consegue fazer metade do planeta em menos de uma hora.
O Falcon HTV-2 é lançado com o recurso a um foguetão, às 15h00 de Lisboa, a partir da base da Força Aérea em Vandenberg, Califórnia. O que se pretende é avaliar a resistência do aparelho às temperaturas muito elevadas a que é sujeito àquela velocidade: dois mil graus Celsius. É superior ao ponto de fusão do aço, nota o britânico The Guardian.
A Agência de Projetos de Investigação Avançada da Defesa norte-americana, que está desenvolvendo o Falcon desde 2003, já fez todos os testes possíveis em laboratório. Mas os túneis de vento conseguem apenas simular uma velocidade de 18.300 quilometros por hora. Falta observar o comportamento do avião nas condições para que foi construído.
A pergunta é: será que ele conseguirá voar na velocidade máxima? Afinal, esta é cerca de 17 vezes a velocidade do som. Mais: como funcionará o sistema de navegação, que controla a trajetória do aparelho. Em Abril do ano passado, data do primeiro teste do género, o voo foi abortado após 139 segundos, depois de o computador de bordo ter detectado uma anomalia.
O Falcon HTV-2 voa 100 quilometros acima da linha do mar, na linha de Kárman, que define o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior. É a essa altitude que o foguetão é largado e o avião arranca para o seu voo hipersónico no regresso à Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário