domingo, 1 de maio de 2011

História de Osama Bin Laden



O líder islamita Osama Bin Laden, instigador declarado dos atentados do dia 11 de setembro de 2001 e objeto da maior caça humana da história, foi morto neste domingo, quase dez anos depois dos ataques que deixaram 3.000 mortes nos Estados Unidos.
Desde o fatídico 11/9, o milionário de origem saudita, líder da rede terrorista Al-Qaeda e cujos rastros se perderam no sul do Afeganistão e na fronteira com o Paquistão, reaparecia episodicamente em gravações de áudio e vídeo ao longo dos anos.
Alto, magro, sempre usando barba, Bin Laden nasceu em Riad. Filho de um magnata saudita da construção próximo da família real, utilizou sua fortuna para financiar o Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos.

Em 1973, Bin Laden entrou em contato com grupos islamitas. Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para combater os invasores com o apoio da CIA, a Agência Central de Inteligência americana. Sua organização, Al-Qaeda ("A Base"), foi fundada em 1988, ou seja um ano antes da retirada soviética do Afeganistão.
Em 1989 voltou à Arábia Saudita. Após o estouro da guerra do Golfo em 1991, ele criticou a família real por ter autorizado o desdobramento de soldados americanos em território saudita, o que o fez ser declarado persona non grata no país.
Instalou-se então no Sudão, onde os serviços americanos de inteligência o acusaram de financiar campos de treinamento de terroristas. Em 1994, foi definitivamente privado da nacionalidade saudita.
Em 1996 o Sudão, submetido à pressões americanas e da ONU, pediu a Bin Laden que fosse embora do país. Ele foi então para o Afeganistão, onde fez funcionar uma dezena de campos de treinamento e lançou apelos contra os Estados Unidos.
A ação mais espetacular que lhe foi atribuída antes do dia 11 de setembro foi um ataque contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, no dia 7 de agosto de 1998, que causou 224 mortos e milhares de feridos.
Em 1999, ele foi incluído na lista da Birô Federal de Investigações americano (FBI) entre as dez pessoas mais procuradas do mundo.
Bin Laden também foi acusado de ter ordenado o ataque contra o navio americano "USS Cole" no Iêmen, que fez 17 mortos em outubro de 2000.
Os Estados Unidos, que o acusam de ter planejado desde o Afeganistão os ataques suicidas de Nova York, Washington e Pensilvânia do dia 11 de setembro, deram início a uma perseguição depois de, em 23 de setembro, as autoridades americanas ofereceram 25 milhões de dólares por qualquer informação que permitisse capturá-lo.


Informações da (AFP)

5 comentários:

  1. mosntro agora vai queimar no inferno vai ter que dar conta de todos aquele que vc matou seu miseravel

    ResponderExcluir
  2. não defendo o osama, ele tinha sua ideologia achava que estava certo. 'matar por matar' os EUA também matam, e infelizmente fica o dito pelo não dito

    ResponderExcluir
  3. "O terrorista está no fundo do mar, mas suas idéias ainda vivem" ;ç

    ResponderExcluir
  4. se os estados unidos não fosse tão metido com avidas do outros países nada disso tinha ocorrido

    ResponderExcluir
  5. Quem verdadeiramente é o terrorista? alguém que luta pelos ideais ou um império que persegue o idealista?
    Não sou a favor ao terrorismos até abomino essa pratica, tambem não sou a favor da perseguição que se dá afim de creditos mundiais com intuito de mostrar seu poder bélico ao mundo com a simples discupa de acabar com o terrorismo. Poder bélico e perseguição que assusta e traz medo ao globo. o que se falar do ataque ao Iraque com a simples discupa de tirar o ditador do poder? acho que o motivo foi Petróleo.. é sem falar que os ataques feitos pelo perseguidores do terror mataram Familias inteiras, acabaram com hospitais lotados de doentes... fico imaginado comigo mesmo e ai qual a conclusão? mataram o suposto ditador, e o terrorismo acabou? Ei gente vamos acordar não precisamos ser alienados pelo que falam... Cuidado brasil que da maneira que as coisas vão você pode ser a bola da vez, Pré-sal não tem como esconder mais e muito menos Floresta amazonica kkkkkk

    ResponderExcluir