quinta-feira, 12 de maio de 2011

Briga feia entre Facebook e Google

O clima está realmente pesado entre as empresas Google e Facebook. Isso porque o site “The Daily Beast”, ligado à revista Newsweek, publicou uma acusação um tanto séria contra a empresa de Mark Zuckeberg. Segundo a coluna do jornalista Dan Lyons, o Facebook teria contratado uma agência de relações públicas para espalhar notícias difamatórias envolvendo o Google e sua política de privacidade; principalmente envolvendo um serviço do Google chamado Social Circle, que permite pessoas com conta no Gmail visualizar informações pessoais de amigos e pessoas ligadas a eles.
A empresa supostamente contatada pelo Facebook para o trabalho chama-se Burson-Marsteller. Uma das acusações mais sérias e factuais envolve Chris Soghoian, um famoso blogueiro dos Estados Unidos, que teria recebido um convite de representante de Burson para escrever posts tendenciosos a respeito da política de privacidade do Google. Depois de recusar, Chris teria divulgados os e-mails trocados com a Burson, evidenciando o ocorrido. Algumas das mensagens foram divulgadas pelo jornal “USA Today“.
Em uma apresentação para jornalistas, representantes da empresa Burson disseram as seguintes palavras sobre o Social Circle: “Os americanos precisam ficar atentos a intromissões em suas vidas que o Google está catalogando e transmitindo a todo minuto, todos os dias, e sem permissão”, relata a coluna de Dan Lyons.
Depois que a caso veio à tona, o jornalista do “The Daily Beast” Dan Lyons confrontou um porta-voz do Facebook, que teria confirmado o envolvimento da rede social com a empresa de relações públicas (até então, as suspeitam recaíam a Apple e Microsoft). De acordo com sua coluna, o porta-voz alegou que o Facebook estava preocupado com o fato de o Google estar violando a privacidade de seus clientes e com a suspeita de que a empresa concorrente estivesse usando dados do Facebook em seus serviços de redes sociais.
O porta-voz, no entanto, apesar de ter confirmado o envolvimento com a empresa de relações públicas, não confirmou que a contratação também envolvia a propagação de notícias difamatória contra o Google.
Por ora, nenhuma das duas empresas comentou publicamente o fato. O Google, segundo o site “Engadget” declarou que precisa de mais tempo para interpretar os fatos e tomar uma posição oficial.

As informações são do UOL

Um comentário:

  1. Caramba, mas que briga, não é verdade?

    Cada notícia bombástica que aparece!

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