A história é a seguida surgiu no século XX (20), provavelmente perto da Primeira Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa.
Até o fim do século XIX, o pão mais comum no Brasil era completamente diferente, com miolo e casca escuros. Na época, era bastante popular em Paris um pão curto com miolo branco e casca dourada - espécie de precursor da baguete, atual predileção dos franceses. Os viajantes de famílias ricas que voltavam de lá descreviam o produto a seus cozinheiros, que tentavam então reproduzir a receita pela aparência.
O resultado foi a invenção do pão francês brasileiro. Em algumas regiões do país ele se difere de sua fonte de inspiração européia, por poder levar um pouco de açúcar e gordura em sua composição. Com o tempo, o novo pão foi ganhando apelidos locais diferentes, como cacetinho (Rio Grande do Sul), média, filão, pão jacó (Sergipe) ou pão de sal, em diferentes cidades do Brasil.
Conforme a portaria 146 do INMETRO de 20 de junho de 2006, o pão francês só pode ser vendido por peso (no território brasileiro).
Receita do Pão Francês
Ingredientes
- ½ quilo de farinha de trigo
- 15 g de fermento para pão
- 15 g de sal
- 20 g de açúcar
1 colher (sopa) se margarina
Modo de Preparo
Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar. Misture os outros ingredientes. - Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma.
Se for necessário, coloque mais água e mais farinha. - A massa não deverá grudar nas mãos.
- Deve ficar com aspecto leve e esponjoso.
- Deixe descansar por duas horas.
- A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado.
- Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima.
- Deixe que ela descanse mais uma hora.
- Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno.
- Assar por 40 minutos mais ou menos.
Tempo: 150min - Rend.: 20 porções
Fonte da receita: Almanaque culinário
Nenhum comentário:
Postar um comentário