sábado, 28 de agosto de 2010

A nova praga da internet 'Vírus poliglota'

Uma nova família de vírus para computador está se espalhando por computadores via programas de mensagem instantânea. O alerta foi dado pela Kaspersky Lab, desenvolvedora de softwares antivírus.
De acordo com a empresa, o que faz o vírus diferente de pragas anteriores é que ele abrange vários programas como Windows Live Messenger, Yahoo! Messenger, Skype, Paltalk Mesenger, ICQ, Google Talk e o Xfire, serviço de chat usado por gamers. A praga IM-Worm.Win32.Zero II usa treze línguas diferentes, inclusive o português.

Uma vez que o computador é infectado, o vírus realiza uma espécie de varredura na lista de contatos de todos os mensageiros instantâneos instalados na máquina. Na sequência, ele reenvia a praga para todos os contatos identificados. O vírus chega para o usuário por meio de uma mensagem com um link falso para uma foto interessante. Ao clicar, ocorre a contaminação.

A praga IM-Worm.Win32.Zero II pode assumir o controle do computador sem o consentimento do usuário. Logo após a infecção, o vírus, automaticamente, baixa outros programas maliciosos para a máquina da pessoa.

Pelo fato de o vírus oferecer suporte a várias línguas, isso pode fazer com que cibercriminosos classifiquem os computadores infectados por país e programa utilizado. Esse tipo de informação é útil para que o criminoso envie comandos próprios para cada tipo de programa e possa, por exemplo, criar uma rede de envio de spams.

Até o momento, os países com o maior número de PCs infectados, segundo a Kaspersky Lab, são México, Brasil, Peru e Estados Unidos. Porém, Índia, países europeus, como a Espanha, e países africanos apresentaram ocorrências de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário