quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O orkut vai acabar?


Uma pergunta que não quer se calar. Afinal o Orkut vai acabar? O ex fenômeno do Google perdeu para a nova febre da internet, a rede social Facebook. A rede social Orkut dominou por vários anos em audiência, mas com a chegada do fênomeno criado por Mark Zuckerberg, o Orkut perdeu seu espaço.
Recentemente o gigante em buscas, o Google veio na mídia dizer o que iria acontecer com a rede social. Veja só o que eles disseram: "O Orkut não vai ser descontinuado", afirmou, James Whittaker, engenheiro-chefe de testes do Google. Ele participou, de uma apresentação no Developer Day, evento que discute os rumos da tecnologia do Google com a comunidade de desenvolvedores. Segundo Whittaker, mesmo após o lançamento do Google+, o Orkut terá espaço para receber atualizações e melhorias.
Há tempos, corre um boato sobre o fim do Orkut, em razão da criação do Google+ e também da queda de audiência da rede social pioneira do Google. Na semana passada, uma pesquisa do Ibope mostrou que o Orkut cedeu o primeiro lugar da rede social mais usada no país para o Facebook (outras pesquisas ainda mostram o Orkut na frente, mas por pouco).
O engenheiro também comentou, durante o evento, que o Orkut não exportará seus perfis de usuários para o Google+. "Certamente um usuário pode criar um cadastro em cada uma das redes. Mas não iremos migrar os usuários que usam o Orkut, que é muito usado aqui no Brasil, para o Google+".
Sobre o Google+, Whittaker explicou que a plataforma ainda é recente, com enfoque na socialização e compartilhamento de conteúdo. As equipes de desenvolvedores ainda estão analisando as ferramentas que os usuários mais usam na nova rede social.

Um comentário: