quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mitos sobre Osama Bin Laden

Bin Laden torcia para o Arsenal

Os torcedores cantam e dizem que Bin Laden era fã do Arsenal, clube de futebol de Londres, mas é pouco provável até que o terrorista gostasse de futebol.

Bin Laden atuou na Tchetchênia, Indonésia e Paraguai

Não há provas de que Bin Laden se escondeu na Caxemira, liderou grupos chechenos, foi o responsável pela violência nas Filipinas e Indonésia, organizou o ataque terrorista em Madri (foto) em 2004, e que tinha membros de sua rede espalhados pelo Paraguai, África sub-saariana e África do Sul.

Osama podia morrer por problema nos rins

De fato, Bin Laden sofria de problemas renais, mas nada tão sério que pudesse matá-lo. O terrorista também reclamava de dores nas costas causadas, provavelmente, por causa de sua altura (1,95m).

Bin Laden foi um adolescente problemático

Quem viveu com o terrorista diz que Bin Laden era um adolescente religioso e tímido, que se casou ainda jovem e que passava o dia estudando religião.

Bin Laden morou em cavernas por um bom tempo

Bin Laden recebeu jornalistas em cavernas, na região afegã de Tora Bora, na década de 1990. No entanto, o terrorista morava em um esconderijo muito mais confortável a alguns quilômetros dali. Em 1999, ele se mudou para um complexo de casas em Kandahar.

Terrorista nunca foi para o front de batalha

Bin Laden chegou a lutar em Jaji, em 1987, e na batalha de Jalalabad, em 1989.

Bin Laden ganhou dinheiro com tráfico de drogas

Nunca houve provas de que Osama bin Laden ganhou dinheiro traficando drogas.

Bin Laden bombardeou as Torres Gêmeas em 1993

O principal responsável pelo ataque ao World Trade Center em 1993 foi Ramzi Yousef, "funcionário" de Khaled Sheikh Mohammed, que só entrou para a Al Qaeda em 1996.

Terrorista tinha uma grande fortuna pessoal

A família de Bin Laden é bilionária, mas o terrorista não recebeu nenhum tostão quando decidiu abandonar a Arábia Saudita, em 1991, para ir morar no Paquistão e no Sudão. Todo seu dinheiro veio de seus contatos no mundo árabe.

Osama bin Laden foi "criado" pela CIA

Bin Laden nunca recebeu dinheiro ou treinamento diretamente dos norte-americanos, na década de 1980. Quem foi financiado pelos Estados Unidos foram os mujahideen afegãos, via serviço de inteligência do Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário