segunda-feira, 28 de março de 2011

Jogadores brasileiros que já foram alvos de racismo


As notícias sobre brasileiros alvos de racismo nos gramados pelo mundo têm se tornado comuns em 2011. Os jogadores lamentam as manifestações de torcedores rivais, mas gritos e gestos ofensivos parecem estar cada vez mais em evidência. Neymar, durante amistoso da seleção contra a Escócia, realizado na Inglaterra, foi a última vítima.

Outros casos, porém, já se tornaram públicos. O UOL Esporte selecionou mais quatro episódios em que brasileiros foram alvos de ofensas por causa da cor da pele. Todos eles aconteceram em 2011 e nenhum torcedor recebeu punição pesada.



NEYMAR

Tom Hevezi/AP Photo O comportamento da torcida escocesa durante a derrota por 2 a 0 da sua seleção para o Brasil foi ofensivo. Os brasileiros - Neymar foi a grande vítima - eram alvos de vaias constantes. No fim do jogo, o público jogou uma casca de banana no gramado na direção do santista.

O jogador reclamou da postura dos torcedores. "Esse clima do racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui e acontece isso. É triste, prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve", comentou Neymar.


ROBERTO CARLOS

Reprodução O lateral Roberto Carlos foi titular e capitão do Anzhi na derrota por 2 a 0 para o Zenit São Petersburgo, na última segunda-feira, pela segunda rodada do Campeonato Russo. A partida, porém, ficou manchada pelos atos racistas da torcida do Zenit contra o jogador brasileiro.

Um torcedor do time de São Petersburgo ofereceu uma banana ao ex-jogador da seleção brasileira. O homem responsável pela ofensa foi proibido de pisar no estádio da cidade. O Zenit se defendeu: "o comportamento do torcedor não condiz com o clube".


MARCELO

AP Photo/Andres Kudacki No clássico de Madri, entre Real e Atlético, realizado neste mês de março, o lateral-esquerdo Marcelo foi chamado de macaco pelos torcedores rivais. O brasileiro ignorou as manifestações racistas, mas ironizou com aplausos ao fim da partida. O órgão responsável por coibir tais ofensas na Espanha não se manifestou, pois o árbitro do jogo não relatou o caso na súmula.

"Não foi a primeira vez, mas não levo essa situação para casa. É chato, mas é comum na Europa", comentou o jogador da seleção brasileira.


DIEGO MAURÍCIO

Mowa Press O Sul-Americano sub-20, disputado no início deste ano, ganhou as manchetes por caso de racismo contra Diego Maurício. Na partida entre Brasil e Bolívia, que terminou empatada por 1 a 1, uma pequena parte da torcida no Peru protagonizou cenas lamentáveis com o atacante.

Após entrar no jogo aos 32 minutos do segundo tempo, Diego virou alvo. Quando tocava na bola, os torcedores faziam sons que imitavam os de um macaco. A CBF prometeu apurar o caso, mas nada foi feito com os responsáveis pelas ofensas.


GILBERTO SILVA

Pedro Ugarte/AFP No início de 2011, o Panathinaikos derrotou o Xanthi fora de casa por 2 a 0 pelo Campeonato Grego. Entretanto, a partida ficou marcada para Gilberto Silva por causa das manifestações racistas da torcida local. Em sua página oficial no Twitter, o ex-volante da seleção reclamou da postura dos torcedores adversários na arquibancada.
"Lamentável uma parte racista da torcida do Xanthi contra os jogadores negros do Panathinaikos. Infelizmente esse fato horrível sobre racismo voltou a acontecer. Até quando?", questionou Gilberto Silva.


As informações são do Uol Esporte

8 comentários:

  1. Racismo é burrice - Grabrial o pensador!

    Não seja um imbecil
    Não seja um ignorante
    Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
    O quê que importa se ele é nordestino e você não?
    O quê que importa se ele é preto e você é branco
    Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
    Se você discorda, então olhe para trás
    Olhe a nossa história
    Os nossos ancestrais

    ResponderExcluir
  2. Claro, agora negros e seus descendentes devem ser tratados como deuses.
    Piada

    ResponderExcluir
  3. Nossa o ser humano nao aprende em pleno seculo 21 ainda vive a historia da biblia escrita a seculos, como no caso do gay, aff é errado ser gay, o errado é ser preconceituoso, porque gay ou negros ou pobres nao deve nada a quem tem preconceito, bando de filho da putas, vao se trata

    ResponderExcluir
  4. "Claro, agora negros e seus descendentes devem ser tratados como deuses.
    Piada"
    não, não como deuses, mas com respeito e igualdade

    ResponderExcluir
  5. esqueceram de mencionar o grafite em um jogo do sao paulo.
    o fdp se eu nao me ingano teve voz de prisao no campo mesmo após o termino do jogo.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas estao corrompidas pelo precoceito e racismo, se pensam que deus vão perdoar tão muito enganados, se gay é ser pecado , odio no coraçao tambem, ne preconceito e rACISMO É = Odio, raiva, e deus nao aceita isso

    ResponderExcluir
  7. certíssimo, banana neles mesmo, bando de preto sujo

    ResponderExcluir
  8. A Europa é uma maravilha, só tem gente branca. Infelizmente aqui nessa merda temos que conviver com pretos.
    Onde tem preto tem problema.

    ResponderExcluir