domingo, 13 de fevereiro de 2011

Porque bocejamos quando alguem boceja

O bocejo é uma ação involuntária, na qual nós respiramos fundo e abrimos a boca. Pesquisadores revelam que isso ocorre já nas nossas primeiras 11 semanas de vida. O bocejo aumenta o batimento cardíaco, elevando-o em até 30% a mais. Até hoje, não descobriram o porquê exatamente provoca a ação de um bocejo.
Mas, existem três teorias que tentam explicar como isso ocorre. A primeira é a teoria física, que afirma que nós bocejamos para manter uma quantidade de oxigênio e eliminar o acumulo de dióxido de carbono. Por isso, por essa teoria, nós bocejamos mais quando estamos em grupos.
A outra teoria é da evolução, que prega que os nossos ancestrais faziam o bocejo para mostrar os dentes, e a ultima teoria é o caso do bocejo ocorrer quando alguém está em uma situação de tédio ou cansaço.
Em realidade, seu corpo está tratando desesperadamente manter seu cérebro lúcido e acordado. Segundo os pesquisadores, um bocejo envia ar fresco ao cérebro, o que nos ajuda a nos manter alerta. Portanto, diz o estudo publicado na revista Psicologia Evolutiva, um bocejo atrasa o sono e não o estimula, como alguns pensam. O desejo que sentimos de bocejar quando outros o fazem poderia ser um mecanismo de grupo para nos ajudar a nos manter alerta quando enfrentamos perigo. O fato de bocejar quando se vê a outra pessoa o fazer se chama ecocinese: imitação involuntária de gestos vistos em outras pessoas. Na área cirúrgica, quando um paciente boceja, o mais provável é que sua pressão arterial esteja baixando, quase nunca falha. Outro fator que leva ao bocejo é a síndrome de abstinência a heroína.

9 comentários:

  1. hehe, lendo isto eu até bocejei, mas pior q é vdd

    ResponderExcluir
  2. bocejei antes de começar a ler....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Bocejei 5 vezes enquanto lia

    Não por que foi chato, mas a culpa é desse leão maldito

    ResponderExcluir
  4. que Lokoo.. bocejei na msm hora kkk

    ResponderExcluir
  5. bocejei antes de começar a ler [2]... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Durante a leitura desse post eu bocejei 3 vezes.

    ResponderExcluir
  7. não bocejei nenhuma vez, malz ae

    ResponderExcluir
  8. Olá! parabéns pelo blog e principalmente pela postagem. Gostei tanto que fiz uma referência a ela no meu blog, espero que goste! Por sinal, dê uma passadinha no http://victoriogasparini.blogspot.com ... tem sempre boas idéias como a sua por lá!

    ResponderExcluir