quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Briga entre alemães e o Google Street View


O Google informou nesta quinta-feira, 21de outubro, que mais de 244 mil pessoas na Alemanha solicitaram que as fotos de suas residências sejam removidas do Street View, o projeto mundial de mapeamento e fotografia de ruas do site de buscas. A companhia não sabe o que motivou os pedidos, mas calcula que o número de desistências representa 2,89% do total de 8,46 milhões de casas mapeadas.

A ferramenta de buscas vem enfrentando problemas para dar continuidade ao Street View desde que houve a coleta de dados de acesso à internet de redes sem fio residenciais desprotegidas, de forma supostamente acidental, foi descoberta por órgãos reguladores alemães. A denúncia do governo alemão levou o Google a admitir a coleta, mas a empresa colocou a culpa no software que os carros do Street View usavam para acessar a web, alegando um problema no código de programação.

Em comunicado em seu blog, o Google explica que, por causa dos problemas que enfrentou com o governo da Alemanha, teve que se reunir algumas vezes com a Autoridade de Proteção de Dados do país para dar garantias do cumprimento das leis de privacidade locais. No entanto, diz o Google, muitas pessoas "não entenderam a complexidade e o significado" de todo o processo e pediram para que suas casas não fossem mostradas no Street View.

A etapa alemã do projeto de mapeamento e fotografia de ruas havia sido cancelado, após o Google admitir a coleta dos dados de acesso à internet. Em meados de julho, porém, o site de buscas conseguiu entrar num acordo com o governo do país para retomar o Street View nas 20 maiores cidades, desde que dê às pessoas a opção de não ter suas casas fotografadas.


Fonte: Ti inside

Nenhum comentário:

Postar um comentário