terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pessoas que tem o poder de reiniciar a internet mundial


Você já parou pra pensar quem são as pessoas que podem reiniciar a internet,como você  reinicia a sua em casa,só que eles podem reiniciar a minha a sua e a de todas as pessoas do planeta terra,ou você nem sabia disso,é mais existem 7 pessoas que tem esse poder,esse da foto acima é o Ondrej Surý ele é um dos responsáveis por um guardar o cartão para 'reiniciar' a internet mundial.Os outros seis membros de diversas nacionalidades são Bevil Wooding (Trinidad e Tobago), Dan Kaminsky (Estados Unidos), Jiankang Yao (China), Moussa Guebre (Burkina Fasso), Norm Ritchie (Canadá) e Paul Kane (Inglaterra),além deles, outras 14 pessoas fazem parte de um grupo dos representantes de confiança da comunidade (TCR, na sigla em inglês) da Icann,isso que é responsabilidade.
Como é esse cartão?
É chamado smartcards,eles são semelhantes a um cartão de crédito comum, daqueles com chip,este cartão ele tem a função de fornecer uma senha para reiniciar a rede,mais é necessário reunir 5 dos 7 guardiões em um banco de dados nos EUA, para obter uma senha e reiniciar o protocolo de segurança DNS ("Sistemas de Nomes de Domínio").
Quando perguntado a ele o porque de ser um escolhido pela Icann ,ele responde sem titubear. ''É como se fosse um gesto de gratidão: já fizemos muito para manter o protocolo seguro'', diz ele.
A Icann tem duas instalações em cada lado dos Estados Unidos , diz Frederico Neves, coordenador técnico do Registro.br que cuida do registros de domínios para a internet no Brasil.
Agora imagine você se acontece um ataque nos EUA,que destruam os servidores que comandam a segurança da rede mundial de computadores .
Um hacker então aproveita essa vulnerabilidade e começa a redirecionar endereços para sites maliciosos, provocando o caos em escala global e obrigando os profissionais selecionados a utilizar smartcards,parece um cenário catastrófico demais para se tornar realidade?
Especialistas em segurança na web acham que não.
É só torcemos pra que nunca aconteca isso,senão o que sera de nós que amamos a internet,buá buá buá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário