Os problemas mais comuns são lesões hepáticas (fígado) e renais, problemas nas articulações, na coluna, impotência sexual, diminuição dos testículos, queda de cabelo, inibição do organismo na produção de testosterona e ginecomastia (aumento da mama masculina). Mesmo conscientes dos riscos que correm utilizando os produtos, os amantes dos anabolizantes insistem em ignorá-los, já que as doenças não têm prazo para aparecer e em muitas pessoas nem se manifestam.
De acordo com o endocrinologista Osmário Salles, o que acontece é a dismorfologia, ou seja, o contrário da anorexia. “As pessoas querem ficar cada vez mais fortes e obter os resultados de trabalho de um ou dois anos em menos de um mês. Como isso não é possível de forma natural, utilizam os anabolizantes”, explica. As substâncias mais procuradas são Durateston (testosterona sintética), Oxodranlona, GH (hormônio do crescimento), Deca, Winstrol (definir o corpo), Lipostabil (quebra das partículas de gordura) que já foi banido do mercado.
O uso dos anabolizantes provoca uma aparência ilusória. Segundo Melo, a sensação de que a pessoa está mais forte é provocada pela retenção de líquido, que fica entre a pele e o músculo. Outra ilusão é de que o indivíduo fica mais forte, pois como o músculo está drogado a carga de peso aumenta em até cinco vezes ou mais. Mas o esforço e as séries repetitivas podem acarretar em rompimento do tendão, tendinite e até fratura, já que o organismo não foi preparado de forma devida.
“O que acontece muito é que as drogas são mais baratas que os suplementos alimentares e as pessoas costumam procurar o método mais fácil para conseguirem seus objetivos”, observa Melo. Os suplementos, segundo Melo, são indicados para atletas, que precisam repor determinadas substâncias que nem sempre são encontradas nos alimentos. A estimativa do personal para a procura e uso das bombas é de homens com idades entre 15 e 30 anos, e mulheres entre 17 e 15 anos.
Além de serem baratos, os anabolizantes também são fáceis de encontrar. Lojas de suplementos, farmácias, lojas de produtos agropecuários e até pessoas que se dizem enfermeiros e nem sempre sabem qual o local correto para fazer a aplicação. “Não tem como ter controle. Em cinco anos o consumo das substâncias cresceu cerca de 100%. E é difícil saber quem usa, pois ninguém assume”, complementa Melo.
A busca do peso ideal motivou o estudante de educação física e instrutor de academia, que não quis se identificar, a usar o anabolizante Winstrol Simon quando tinha 17 anos. “O personal treinner da academia que eu malhava me aconselhou a usar o remédio, passei três meses usando e depois parei”, conta. Segundo o rapaz, que atualmente tem 21 anos, após a aplicação ele sentia formigamento no corpo, sempre tinha febre e a adrenalina aumentava. Além disso, os locais da aplicação ficavam com hematomas e coágulos.
O saudável é uma alimentação rica
“Perdi 24kg em três meses. Quando parei de tomar engordei 8kg e fui direto no endocrinologista. Minha mãe nem sabia, contei a ela depois. Hoje em dia percebo que não há necessidade de utilizar essas substâncias”, revela um estudante. Ele diz que sempre gostou da prática de esportes e na época além do anabolizante, corria, malhava e praticava Tae-Kwon-Do.
Já o estudante de educação física e dono de academia, 33 anos, sem se identificar, não vê problemas em utilizar o hormônio masculino testosterona. Segundo ele, o remédio Durateston, indicado para reposição hormonal, dá um estímulo maior para retomar as atividades. “Eu malho há 15 anos, mas utilizo esse anabolizante há cinco, pois ele aumenta a força, o apetite sexual, o peso e a massa muscular”, informa.
Mesmo consciente dos riscos que a droga pode causar como vício e até a falta de produção da substância pelo organismo, o dono de academia garante que não utiliza o Durateston com freqüência. “Uso uma vez por ano. Tem três meses que eu tomei. Faço a aplicação durante um mês e cada semana aumento a dose. Mas faço isso pra mim, não conto a ninguém, mesmo porque é antiético”. Para se assegurar de que a bomba não causou nenhum dano no corpo, ele vai ao médico e realiza exames antes e depois do uso. O mais indicado para conseguir o corpo perfeito, segundo o endocrinologista Osmário Sales, é manter uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, folhas e carnes magras; praticar atividade física com orientação profissional e fazer uma avaliação com um médico. “Ao realizar exercícios na medida certa a pessoa adoece 10 vezes menos e envelhece duas vezes menos, mais isso após os 60 anos”.
Se vc soubesse pelo menos que ADE não é anabolizante.
ResponderExcluirE que anabolizante é um termo genérico que significa substância que causa construção.
Proteína é anabolizante...
Esteróides (derivados da testosterona) são anabolizantes.
como o amigo aí de cima bem falou, o correto seria rotular como esteróide, e não como anabolizante, já q a "bomba" causa o anabolismo e não é o anabolizante em sí.
ResponderExcluirAlias, ADE é sim um anabólico. Tudo que mexe com o organismo é um anabólico!!
ResponderExcluirNa verdade o termo esteróides nada tem haver com ser, ou não, derivados da testosterona. Haja visto os antiinflamatorios esteroidais e não-esteroidais.
ResponderExcluirAde é Anobólico, a sai dai cara nu sabe nu critica
ResponderExcluirÉ serio, na minha opinião quem toma isso ta cometento um grande engano, porque devia era bolocar silicone e ir pra Espanha ai sim nimguem iria falar mais nada, pq ô discursão de biba...
ResponderExcluirpara os dois 1 comentários...procurem ver o significa anabolizar antes falar besteira!!
ResponderExcluirvelho odeioo esses idiotas que nunca tomaram esteródes e vem postando, primeiro uma pergunta basica e ridicula, VOCE MALHA PRA QUE? -bom acho que todos malham pra ganhar massa, ganhar musculo, e (outro para perda de peso)', a coisa que vem na cabeça de todos é, tomando (Ex: Deca Durabolin) que acaba ficando grande em um ciclo de 8 a 9 semanas ou demorar 3 anos pra ficar a msm coisa ou ate 4, nisso malhando correto, pelo uso de esteródes em mais eficaz.
ResponderExcluirE SE MATASSE E DESSE TANTA MERDA NO CORPO O arnold schwarzenegger JA TERIA MORRIDO A MUITO TEMPO, se tomar certo os riscos sao muito baixos...
Caros bombados ou aspirantes a bombados, semântica não vai livrar vocês da terrível verdade: substâncias que aumentam a massa muscular de forma agressiva ao organismo fazem mal pra saúde. O nome que você dá pouco vai importar na hora em que os efeitos colaterais começarem a aparecer.
ResponderExcluir"E SE MATASSE E DESSE TANTA MERDA NO CORPO O arnold schwarzenegger"
ResponderExcluirNossa quanta asneira meu velho, olhe o corpo dele, está otimo não é? Um porte fisico incrivel -.-'.
Cara isso depende do corpo de cada um e fora que o cara cheio da nota, o uso dela é totalmente controlado diferente da maioria que aplica. As consequencias e efeitos são de longo prazo cara, eu tenho um corpo legal, malho a 2 anos tomo muito suplemento, muito mesmo. Gasto meu dinheiro suado com boa parte do meu corpo, diferente das pessoas que utilizam, mas eu não me importo com o corpo dos outros. O que eu acho chato são as pessoas que não te conheçem julgar que tomou "bomba" sendo que boa parte do meu corpo está nos suplementos.
Eu malho a quatro anos, nunca tomei absolutamente nada, só procuro comer direito. Estou muito satisfeito com meu corpo, estou com um tamanho legal, definido, sem ficar absurdamente trincado igual esses caras tipo os da foto, que tá na cara que toma alguma coisa. Aconselho a fazerem o mesmo, o aumento gradual é muito melhor.
ResponderExcluirNossa gente voces falam tanta asneira aff
ResponderExcluirvcs ja percebeiram um coisa nesse texto??
ResponderExcluirHOMENS DE 15 A 30 ANOS UZAM ESTEROIDES E MULHERES DE 15 A 17!!!! eh eh verdade as mulheres amadurecem mais cedo q os homens, acho q nos ficamos com 17 ate os 30 pke nao temos(alguns de nos), a capacidade madura, de intender q vale mais apena malhar puro do que tomando bomba!!!
a e para os asnos q estao discutindo ai em cima por favor vao terminar pelo menos o segundo grau q eu duvido q vcs tenham dizendo tanta besteira junta
Td pinto mucho
ResponderExcluirpooo....post muito generalizado, mto preconceito.
ResponderExcluireu nunca tomei, ja pensei em tomar mas tneho minhas duvidas, acho q perde a graça da academia. so que nao eh assim, primeiro que esse ai que estourou a pele, o cara além de ter exagerado, deve ter mandado uns 5 ciclos. e mta gente que fala ta ai bebendo e fumando maconha.
Bando de otário..tomam bomba ( ADE é anabolizante seus burros , faz crescer animais )
ResponderExcluire depois ficam brocha...hahhaha...tudo brocha esses otários e burros , nunca vi bombado esperto , tudo mongo e idiota hahahha
'Bando de otário..tomam bomba ( ADE é anabolizante seus burros , faz crescer animais )'
ResponderExcluirburro e vc ade pode ser considerado anabolizante em animais mas no uso humano ñ promove o mesmo efeito ja q o oleo(ade tem base oleosa)fica preso sob o musculo e isso da a impreção de estar maior.