segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os 5 piores problemas da internet em 2009

A indústria de TI certamente vai se lembrar de 2009 como o ano que freou o crescimento acelerado dos últimos tempos, ainda que o Brasil tenha começado a dar sinais de recuperação muito antes de outros países. Na opinião de Ezequias Sena, presidente da Online Brasil, empresa de estratégias em tecnologias e negócios, “o cenário para o ano que vem prevê a retomada do crescimento das empresas e a volta dos investimentos em TI. Mas é preciso analisar o contexto e entender os principais problemas para buscar soluções adequadas”.


Sena aponta os cinco piores problemas que mais prejudicam empresas e funcionários e comenta os possíveis desdobramentos para 2010:

1. Spam contaminado: “Quando se pensava que o recebimento de spams já havia atingido um nível máximo, a situação se mostrou ainda pior. Com a recessão, multiplicaram-se os oportunistas explorando a ilegalidade através da venda de listagens de e-mails. E, para piorar ainda mais, grande parte contém algum tipo de malware. Isso exigirá não só reforços na segurança das redes, mas medidas regulatórias e jurídicas mais rígidas.”
2. Fim da segurança absoluta nas redes sociais: “Se antes as pessoas se sentiam despreocupadas enquanto acessavam as redes sociais, este ano alguns escândalos envolvendo redes mundialmente conhecidas provaram que ninguém mais, no ambiente virtual, está seguro a ponto de se descuidar. Certamente, essas empresas já estão tomando medidas para que a ação de criminosos não comprometa essa tendência que veio para ficar.”

3. Malware ‘para viagem’: “Até bem pouco tempo atrás, era preciso deter um grau elevado de conhecimento técnico em programação para criar um malware. Entretanto, hoje em dia basta ter habilidade para encontrar kits praticamente prontos. Os efeitos podem ser tão devastadores para os negócios, que é como se alguém jogasse uma bomba na empresa. Só este ano, vários malware foram detonados via e-mail, disfarçados de notícias sobre a Gripe A, a morte de Michael Jackson, brigas nos bastidores do Campeonato Brasileiro de Futebol, entre outros. A prevenção ainda é a melhor forma de combate, e passa pelo franco diálogo entre a empresa e seus colaboradores.”


4. Aumento de crimes virtuais: “Esse assunto tem mobilizado a indústria de TI e as autoridades, que buscam soluções, medidas de prevenção e punição mais efetivas. Apesar dos grandes passos que vêm sendo dados, a ameaça já se espalha para a telefonia móvel, exigindo reforço na segurança das redes. Nos Estados Unidos, por exemplo, há quem já esteja preocupado com a segurança virtual das urnas eletrônicas, inclusive.”

5. Abuso de imagem: “Este ano houve um aumento relevante do uso da internet para divulgação de imagens e vídeos. Entretanto, se por um lado essa pode ser uma grande notícia, como para aqueles que já podem ter acesso ao resultado de um diagnóstico por imagem sem precisar se deslocar até a clínica, para aqueles que tiveram suas imagens usadas de forma desonesta, abusiva e até criminosa, o avanço apenas mostrou que é preciso que se adotem medidas punitivas mais rígidas.” Fonte:techlider

Nenhum comentário:

Postar um comentário