quinta-feira, 29 de julho de 2010

Twitter quer mudar endereço de blog brasileiro

O TwitterBrasil.org, site independente em português sobre o Twitter, diz que recebeu do próprio Twitter um pedido de troca de nome, remoção de todas as marcas do site e transferência de domínio para a matriz da empresa, nos Estados Unidos.


A informação foi publicada nesta quinta-feira pelos fundadores do site (Fernando Souza, Raquel Camargo e Gabriela Zago). Eles dizem que, desde 2008, tiveram mais de 3 milhões de visitas e 6,5 milhões de pageviews no TwitterBrasil.org. Por enquanto, trocaram o nome do site para Blog Twit Brasil e publicaram toda a história do caso envolvendo o Twitter no site (www.twitterbrasil.org).

"Recebemos as primeiras notificações no começo do mês. Era bem light, sossegado, informando que o Twitter estava com a marca no Brasil, mas também dizendo que a política de uso tinha mudado", explica Fernando Souza, co-fundador do TwitterBrasil.org, em entrevista por telefone. "De repente, pediram para mudar com urgência, em uma nova abordagem".

Os responsáveis pelo site, então, removeram o logotipo e marcas relacionadas. "Agora teremos que migrar para um novo endereço, não tem alternativa. Queríamos compreensão para fazer tudo com calma, sem perder a referência na web", explica o co-fundador do site.

"Muitas vezes servimos de suporte para o Twitter por eles não terem nada em português, fomos o principal meio nesses últimos dois anos", comenta Souza. Em breve, um novo endereço do Twit Brasil será divulgado. Uma campanha intitulada #FreeTwitterBrasil segue na tarde de hoje pelo Twitter divulgando o post explicando o que está acontecendo.

O Twitter não tem um canal de contato para a imprensa em português. Enviamos uma mensagem pelo formulário automático da página de imprensa do Twitter, mas não obtivemos uma resposta até a publicação desta nota.
Esta não é a primeira história envolvendo marcas e blogs no Brasil. No início de 2010, o blog NokiaBR saiu do ar por um problema semelhante com a marca Nokia. O autor criou um novo site, em www.zeletron.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário