sexta-feira, 30 de julho de 2010

O mundo está ficando sem endereços de internet

Não entre em pânico, mas é possível que nos próximos 12 meses nós fiquemos sem endereços de internet.


Não, não estamos falando de domínios de internet, este endereço que você vê aí em cima na barra do seu navegador. Estes ainda existem – e aos montes. O problema é com os endereços de IP – internet protocol - números que são designados para todo e qualquer dispositivo que acesse a internet: computadores, smartphones, notebooks, carros, etc.

De acordo com o blog ReadWriteWeb, citado pela CNN, a internet e os dispositivos que têm acesso a ela estão evoluindo tanto e tão rapidamente que nós estamos ficando sem números para designar para estes aparelhos. Apenas 4 bilhões de números estão disponíveis dentro do sistema atual – um número que se esgotará em menos de um ano, segundo John Curran, do Registro Americano para Números de Internet. Existe até mesmo uma conta no Twitter, chamada IPv4Countdown, que faz a contagem regressiva do “IPcalypse”, a suposta data quando os endereços de IPv4 irão se esgotar.

E o que fazer para contornar isso? A solução já está a caminho: chama-se IPv6, uma nova geração de protocolos de internet que permitirá até 3,4×1038 novos endereços além de acompanhar a evolução da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário