quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Enem 2011 vai ser cancelado?



O Ministério Público Federal no Ceará pedirá o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após indícios de que estudantes de Fortaleza tiveram acesso a questões antes da prova. A prova foi realizada no último fim de semana.
Segundo o procurador Oscar Costa Filho, um simulado de uma escola da cidade continha 13 questões idênticas às do exame realizado neste fim de semana em todo o país. Ainda segundo ele, o simulado foi impresso antes da realização do Enem.
Os indícios de vazamento das questões começaram a circular em redes sociais na noite desta terça-feira (25/10). Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no Enem.
O procurador disse que notificará o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto do governo federal responsável pelo Enem). Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.
O MEC declarou, via assessoria de imprensa, que acionou na manhã desta quarta-feira (26/10) a Polícia Federal para investigar o caso.
A prova do Enem é usada para a classificação dos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferecerá ao menos 87 mil vagas nas universidades federais para o próximo ano.

HISTÓRICO

As provas do Enem registraram problemas nos dois últimos anos. Em 2010, a prova amarela teve questões embaralhadas, o que fez com que alguns estudantes marcassem as respostas no campo errado.
Já na edição do Enem de 2009, exemplares da prova foram roubados. A fraude adiou a realização do exame, que acabou marcado por abstenção recorde e erro no gabarito oficial. Quatro dos cinco envolvidos no vazamento foram condenados pela Justiça Federal.
Neste ano, cerca de 1.100 candidatos foram informados por telefone que o local da prova indicado no cartão de confirmação de inscrição estava errado.
Segundo o Inep, o problema atingiu apenas candidatos do Rio e consistiu na digitação errada do número do prédio onde será feita a prova. Os cartões indicaram o prédio da reitoria da Unirio, cerca de 200 metros de distância do prédio onde ocorreu a prova.

36 comentários:

  1. É um absurdo me matei fazendo essa merda e agora eu vou ser obrigado a pagar por uma coisa que eu não cometi, puta barbaridade

    ResponderExcluir
  2. nem falo nada, isso é uma injustiça com a gente que estudo um monte

    ResponderExcluir
  3. se anularem a gente vai faser outra prova?

    ResponderExcluir
  4. aaaaaaffffffffffffffffffff, EU NÃO FAÇO ESSA PROVA DENOVO DE JEITOO NENHUUM!! :@:@:@, FIZ UMA PROVA BOA QUE SÓ, PRA DPS TER Q FAZER DENOVO???? DE JEITO NENHUM! 10 HORAS DE PROVA, SEM CONTAR A IDA E VOLTA, FALA SÉRIOO!!

    ResponderExcluir
  5. afffffff, fiz uma prova exceleeenteee, PRA AGORA FAZER TUDO DENOVO? POR CULPA DE UMA ESCOLINHA DE FORTALEZA ÉE??? DE JEIITOO NENHUM!! 10H DE PROVA, SEM CONTAR O ESTRESS!!

    ResponderExcluir
  6. Eu apenas me pergunto: Quando o Enem vai ter provas e segurança de verdade para inserir 87 mil pessoas em universidades?
    Seria bem melhor se o Enem continuasse sendo apenas um Exame e não um vestibular.

    ResponderExcluir
  7. Isso é uma falta de respeito... Me preparei 3 anos pra essa prova, e quando realmente vou fazer sou obrigado a ver uma injustiça dessa... É por isso que o Brasil não evolui.

    ResponderExcluir
  8. complicado ein, ate quando isso vai continuar assim ?

    ResponderExcluir
  9. vamos ver se existe justiça neste país,o enem não deixa de ser um concurso público,sendo assim se vazou algo, alguém pode ter sido favorecido ,por isso ,o correto agora é optar pelo cancelamento.esclareço que não prestei o enem 2011,mas acho que não devemos aceitar a falta de justiça.

    ResponderExcluir
  10. O ENEM tem que ser cancelado, porq é uma prova de rede nacional, e se um estado é prejudicado o país inteiro tbm é, já q pessoas podem colocar suas notas em qualquer lugar do país, por exemplo, estudantes do Ceará colocarem suas notas para São Paulo, Rio de Janeiro,Pernambuco, prejudicando e tomando as vagas dos conterrâneos q não tiveram acesso ao vazamento.

    ResponderExcluir
  11. tem q anular o enem 2011 isso é uma palhaçada
    kd a politica dos direitos iguais se a prova vai ser refeita q seja pra todoss,pq se ñ os candidatos do ceara terao vantagem com relação a noss.vamos ver se o mc vai abafar isso mas uma vez isso é uma invustiça com os direitos humanos affs

    ResponderExcluir
  12. o pior, é que se a prova for aplicada apenas para os alunos do colégio Cearense, o exame perde o caráter de EXAME NACIONAL.

    Será mesmo que foram apenas 9 questões vazadas apenas para o colégio do estado nordestino?
    Infelizmente vi alguns comentários em sites que abordavam o assunto, de pessoas de São Paulo dizendo ter em mãos o mesmo matérial do cursinho envolvido na polêmica...

    Até onde vai a competitividade do ser humano, que valores escolas que usam medidas ilegais para obter maior aprovação e destaque nacional estão passando para esses jovens?

    ResponderExcluir
  13. "viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". segundo o próprio tema da redação do enem por meio da internet como saber se realmente foi uma minoria que teve acesso a essas questões. Com certeza é injusto para quem estudou refazer o exame, mas também, não seria injusto que as pessoas a qual tiveram acesso a essas questões fiquem ipunes, e ainda levem crédito e vantagem com o seu ato desleal? Eu acredito que refazer a prova é o minimo o que o mec deva fazer, e investigar os responsáveis por este vazamento é obrigação. Afinal se não for tomada uma atitude rigorosa poderá ser o fim do Enem, com tantas fraudes e erros já se tornou uma palhaçada...

    ResponderExcluir
  14. PARABENS... CONTINUEM VOTANDO NO PT... TA CADA DIA MELHOR NEH....

    ResponderExcluir
  15. Acho q e nem deve ser cancelado no brasil inteiro
    o exame é nacional e não estadual
    aposto que não vai ser feito nada em relação ao vazamento e os alunos do ceará vão ter vantagens sobre o restante das pessoas

    ResponderExcluir
  16. Num foi só aki não, são paulo tbm, ouvi professores falando sobre esse vazamento.

    ResponderExcluir
  17. O enem não pode ser válido como um vestibular. Td ano tem a msm palhaçada. Sempre estragam sonhos de pessoas q passa meses se preparando, para entrar em uma faculdade. FDP.....

    ResponderExcluir
  18. nos temos os nossos direitos tem que ser cancelados quando eu estudo aqui e outras pessoas ja sabem ate as respostas tem que ser mesmo

    ResponderExcluir
  19. por que eles naum ficaram calados tmbm naum vou fazer essa merda de nova naum me preparei o ano todo pra nada todo o ano essa mesma palhaçada.

    ResponderExcluir
  20. O Enem deve ser cancelado sim. Os alunos do Ceara terão 1 mês a mais para se preparem e estarão mais aptos para realizar a prova, pois o primeiro Enem terá valia de simulado -.-
    E o restante do Brasil? Sairá prejudicado mesmo?

    Pois bem, o ENEM DEVE SER CANCELADO EM TODO O PAÍS E TODOS OS ALUNOS DEVERÃO REALIZAR UM NOVO EXAME!

    ResponderExcluir
  21. De fato,não é justo para os que fizeram e não é justo também que os "privilegiados" saiam ganhado sobre nós... QUantas pessoas levam anos e anos se acabando de estudar e eles ganhando vantagem????
    É ruim,mas acho correto.

    ResponderExcluir
  22. gentee o ENEM tem que ser cancelado mesmo!
    pois seria uma injustiça aplicar a prova só para
    os alunos do Ceará,quem garante que foi só lá que vazou as questões!
    CADÊ A DEMOCRACIA DO NOSSO PAÍS...
    não pode ficar na impunidade, pois sou a favor da justiça e não da injustiça.

    ResponderExcluir
  23. DEVERIA CANCELAR O ENEM TODOS OS ANOS A MESMA PALHACADA,COMO FICAMOS NA HISTORIA ISSO SO ACONTECE NO BRASIL!!

    ResponderExcluir
  24. vamos lá pessoal! se tiver-mos q fazer uma nova prova; que seja...Afinal, quem tem lus na conciêcia...não tem medo do escuro!

    ResponderExcluir
  25. cancela isso de uma vez!!!!

    ResponderExcluir
  26. essa prova do enem e uma merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatudo anjo isso , essa prova e pra ser cancelada.

    ResponderExcluir
  27. ESSAS QUESTÕES CIRCULARAM O BRASIL INTEIRO, CERTO DE QUE SERÁ UMA INJUSTIÇA COM MUITOS, MAS O ERRO DEVERÁ SER REPARADO. TAMBÉM FIZ UMA BOA PROVA E, NÃO FAÇO QUESTÃO DE FAZER OUTRA, DESDE QUE REALMENTE SEJA A SOLUÇÃO JUSTA ANULAR A PROVA.

    ResponderExcluir
  28. estas questões circularam o brasil em menos de meia hora, sinceramente essas questões podem tomar a vaga de uma pessoa que estudou, 1 questão é suficiente, imagine 13.

    O ERRO DEVERÁ SER REPARADO. NÃO SÓ NO ESTADO DO SEARÁ, MAS NO BRASIL

    ResponderExcluir
  29. ESSAS 13 QUESTÕES, VAZARAM NÃO SÓ PARA O ESTADO DO SEARÁ MAIS PARA TODO BRASILLL. TEM QUE CANCELAR NACIONALMENTE.

    ResponderExcluir
  30. QUANSE MORRO DE TANTO ESTRESS, 10 H DE PROVA E TER FAZER ISTO DE NOVO , ISTO É UM ABSURDO, OH BRASIL INJUSTO,

    ResponderExcluir
  31. O engraçado é que desde quando começou o novo enem ele vem sendo adiado por motivos de fraude, nunca que esse problema foi resolvido pois muitos que obtveram boas notas foram prejudicados,e todo ano vai ser assim um dia prova outro dia cancelamento dessa prova e no outro mês outra prova, concluindo que quem quiser entrar para um curso superior hoje em dia tem que faser n provas cansativas e passar muito aperto, más não desanimem que entrar para faculdade é uma coisa más sair dela e mais fhoda ainda......

    ResponderExcluir
  32. Não temos direito de julgar, ainda não foi feita todas as apurações sobre o ocorrido, ficar falando que o enem é uma merda e "blábláblá" não vai resolver nada.Na minha opinião o caso deve ser insvestigado e as pessoas responsáveis pelo vazamento, punidas. Todas as pessoas têm o direito de fazer uma nova prova, aqui vai uma sugestão: uma nova prova a todos os participantes e que tenha valor a maior nota entre os dois enem, desde que não haja uma diferença muito grande entre as duas provas,levando em conta um certo parametro como padrão, pois quem está preparado terá uma nota semelhante!!!E quanto a fazer uma nova prova, 10 horas de prova e tudo mais...pode até ser cansativo, mas não serve como desculpa, pois para quem tem uma rotina de estudo-que é o indicado para vestibulandos- não será dificil refazer a prova!!!

    ResponderExcluir
  33. pqp... soh no brasil msm... agora seremos obrigados a passar mais de 10h horas sentados naquelas cadeiras horriveis, e ainda por cima correr o risco de ter resultados piores, por conta da irresponsabilidade do MEC.... :@
    PQP AGAIN
    MEUBRASILLBRASILEIRO

    ResponderExcluir
  34. NAAAAMMMMMMMMMMMMM..FAÇO NADA!! a culpa neh minha em questão a isso^^ quero nem SABEER... quero só minha nOTA!! culpa fooi de quem comprou as questões!! ><

    ResponderExcluir
  35. NÃO TEM QUE CANCELAR PORRA NENHUMA, E GARANTO QUE OS ÚNICOS A FAVOR DO CANCELAMENTO SÃO OS QUE FORAM MAL NA PROVA E QUEREM FAZER DE NOVO PARA TENTAR IR COM UMA MÉDIA MELHOR, VÃO SE FERRAR NÃO TEM QUE CANCELAR MERDA NENHUMA SE TOQUEM, ISSO NÃO EXISTE, NÃO TEM LÓGICA ALGUMA E TODOS AQUELES QUE SE ESFORÇARAM PARA ISSO? SIMPLESMENTE TODO O DURO DELES É SIMPLESMENTE JOGADO FORA? SEM MAIS NEM MENOS? MAIS DE 5 MILHÕES DE ESTUDANTES NÃO SÃO OBRIGADOS A PAGAR COM A INCOMPETÊNCIA DE UMA MINORIA, VAI SER TODO ANO ASSIM? AH VAI TOMAR NO &%, ENTÃO QUE ACABEM DE VEZ COM ESSE MALDITO ENEM, QUE EM VEZ DE AJUDAR SÓ ACABA PREJUDICANDO OS ESTUDANTES.

    ResponderExcluir
  36. A prova tem que ser feita com todo mundo e não só com a escola que deixou vazar questões

    ResponderExcluir